João Pessoa
Feed de Notícias

Empasa: Investimentos vão garantir melhorias na infra-estrutura

terça-feira, 28 de abril de 2009 - 08:43 - Fotos: 

Dentro de aproximadamente 60 dias, 500 comerciantes da segunda maior Central de Abastecimento da Paraíba (ex-Ceasa), localizada no Cristo Redentor, na capital, ganharão um incremento na infra-estrutura de suas lojas e áreas externas a fim de melhorar os negócios no setor de vendas de hortifruti por atacado. As melhorias serão possíveis graças aos novos investimentos feitos pela diretoria da Empasa (Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas), vinculada à secretaria estadual do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca.
 
Conforme o presidente da estatal, Neto Franca, os investimentos vão atingir a parte de iluminação ornamental, segurança e limpeza. Só com os custos de energia elétrica, a empresa fará uma economia de 30%. “A determinação do governador José Maranhão é diminuir as despesas com o custeio da empresa e aplicar em setores que possam gerar emprego e renda”, declarou.
 
Neto Franca informou que todos os serviços na parte física da Empasa em João Pessoa estão sendo executados em parceria com a Asuse (Associação dos Usuários da Empasa) e Ascope (Associação dos Comerciantes e Permissionários da Empasa). Após a conclusão dos investimentos no entreposto de comercialização na capital, a empresa estenderá os benefícios para a Empasa em Campina Grande e Agrocentro em Patos.

Administradas pela Empasa, as três Centrais de Abastecimento são responsáveis em proporcionar aos produtores, comerciantes e demais agentes, infra-estrutura física e de serviços destinadas à comercialização de hortifruti, pescado e outros.

Através do Sima (Sistema de Informação de Mercado Agrícola), as unidades de comercialização por atacado, administradas pela estatal, fornecem aos produtores rurais e demais interessados o nível de preços e a situação de mercado de produtos hortifruti.
 
Para isso, a Empasa da capital disponibiliza uma área de 6.500 m² divididos em 4 galpões com 90 boxes de 45m² e 102 módulos de 19m², além de 54 barracas de 12 m² que corresponde a uma área construída de 10.468 m² (que abriga a parte de comercialização e administração).

Por mês a Empasa da capital comercializa uma média de 8.319,7 toneladas de hortifruti gerando uma movimentação financeira estimada em R$ 8,7 milhões.