João Pessoa
Feed de Notícias

Governo homologa situação de emergência em três cidades

segunda-feira, 27 de abril de 2009 - 10:00 - Fotos: 

O Governo do Estado homologou decretos de situação de emergência nos municípios de Sousa, Poço Dantas e Catingueira, que tiveram áreas atingidas por enxurradas ou inundações bruscas, de acordo com o Decreto Federal nº 5.376, de 17 de fevereiro de 2005 e a Resolução nº 3, do Conselho Nacional de Defesa Civil. Os decretos foram publicados no Diário Oficial deste domingo (26).

De acordo com os decretos, a homologação aconteceu em função das fortes chuvas que caíram no mês de abril de 2009, no Estado da Paraíba. As chuvas ocasionaram inundações e alagamentos em diversas áreas, inclusive nas ruas e avenidas, destruição e danificação de casas, estradas vicinais e obras de arte (bueiros, passagem molhada).

Ainda consta nos decretos que os órgãos do Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC), sediados no território do Estado, ficam autorizados a prestar apoio suplementar ao município afetado, mediante prévia articulação com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado e de acordo com o Plano de Trabalho previamente estabelecido.

Neste domingo, o governador José Maranhão determinou ações emergenciais e humanitárias para os desabrigados e desalojados de alguns municípios do Sertão, após sobrevoar de helicóptero os municípios de Sousa, Uiraúna, Poço Dantas, Poço José de Moura, Santarém e Bernardino Batista, todos localizados no Vale do Rio do Peixe.

Antes do sobrevôo, o governador esteve na cidade de Sousa, onde acompanhou o desembarque das cestas básicas, mantimentos diversos de cama/banho, além de kits de limpeza que foram alojados no Núcleo de Treinamento de Professores “Governador Antônio Mariz”.

Maranhão disse, ainda, que todas as famílias dos municípios do Vale do Rio do Peixe afetadas pelas chuvas e que tiveram problemas com as inundações serão contempladas com as ajudas. “Estou mantendo equipes da Defesa Civil estadual, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e Secretarias da Saúde e da Educação em alerta total para atender as populações”, enfatizou.