João Pessoa
Feed de Notícias

Com assistência da Emater, ‘Brasil Sem Miséria’ muda vida de 341 famílias em Rio Tinto

terça-feira, 31 de outubro de 2017 - 10:33 - Fotos: 

Os projetos produtivos que beneficiam essas 341 famílias envolvem recursos de R$ 777,6 mil. Eles foram avaliados com a participação dos agricultores familiares e técnicos em evento realizado em Rio Tinto no dia 26 desse mês.

Foram analisados a metodologia de gestão e acompanhamento metodológico do Programa Brasil Sem Miséria na Zona da Mata Norte. A Prefeitura Municipal colaborou para sua realização que teve, ainda, o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Tinto, por meio da sua presidente Valdirene Rosas.

Houve mostra de produtos da agricultura familiar e palestras. A extensionista social da Emater Maria Bethânia Torres falou sobre o tema “Empreendedorismo e visão de futuro”. A equipe local da Emater é composta de Ednete Freire, Eidy Simões, Lúcia Borges e Antonio Cavalcante, e os trabalhos são acompanhados pela coordenadora regional Keyla Leal.

O técnico Cristino Campello fez uma avaliação de todo o trabalho executado a partir da Chamada Território da Zona Norte (contrato nº 043/2012), que tem participação do extensionista Igor Machado. Nesse período as famílias tiveram oportunidade de acesso às políticas públicas e as ações fizeram com que Rio Tinto se tornasse uma referência dentro do Programa Brasil Sem Miséria.

O secretário da Agricultura do município, Antonio Macedo, destacou a parceria com a Emater, que segundo ele permitiu avanços no acesso e na implantação de ações que estão ajudando a mudar a qualidade de vida das pessoas. O cacique geral dos Potiguaras, Sandro, agradeceu a prefeitura municipal, a Emater e outros órgãos parceiros pela contribuição para o desenvolvimento econômico e social das famílias beneficiadas com o PBSM e de agricultores familiares de Rio Tinto.

Foi apresentada a experiência de sucesso do agricultor Manoel Antonio dos Santos que, com o assessoramento da Emater, comprou uma máquina de costurar e material para fabricação de roupas para que sua esposa também pudesse trabalhar e, com isso, melhorar a renda da família.

Quem também destacou o trabalho da Emater foi a agricultora Josenilda Delfino Cardoso. Ela expôs produtos do seu quintal produtivo, demonstrando a segurança alimentar e nutricional. Há quatro anos através do PBSM montou um pequeno aviário onde passou a criar galinhas e produzir ovos. Seu êxito ajudou na manutenção da família e, recentemente, contribuiu para a construção de uma casa para seu filho. “Hoje trabalhamos na fabricação de bolos, fazendo a entrega por encomenda à nossa clientela”, disse.

 

, por meio da sua presidente Valdirene Rosas.