Um recém-nascido, filho da Sra. Aparecida Lima, que está sob os cuidados da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, e que precisava colocar um traqueostomo e passar por uma gastrotomia, pôde fazer os procedimentos sem ter que ser transferido para João Pessoa. Isto porque, nessa quinta-feira (11), os procedimentos foram feitos na unidade, de forma pioneira, já que essa foi a primeira cirurgia pediátrica realizada pela unidade, desde sua fundação, em 1971. A Maternidade de Patos integra a rede estadual de saúde.
De acordo com o diretor geral da Maternidade, pediatra Umberto Marinho Júnior, a partir de agora, a unidade está apta a realizar esse tipo de procedimento. “A cada dia a unidade tem avançado no sentido de dar todo o suporte necessário aos recém-nascidos e a realização desta primeira cirurgia pediátrica é um destes avanços”, destaca o médico, que é o primeiro pediatra a dirigir a Maternidade.
Ainda segundo Dr. Umberto, o procedimento era necessário porque a criança não podia continuar entubada por muito tempo e precisava ter preservadas suas vias áreas. Já a gastrotomia era necessária porque a criança não tinha a capacidade de se alimentar sozinha e com a sonda que foi implantada no seu estômago esse processo passou a ser realizado, favorecendo a qualidade de vida do lactente.
A cirurgia foi feita no Centro Cirúrgico da unidade, pelo cirurgião pediátrico Roberto Menezes, com apoio da pediatra auxiliar Vandezita Mazzaro, com aporte do anestesia Távio Leal e da enfermeira Allana Azevedo.