João Pessoa
Feed de Notícias

Comunidade beneficiada pelo Procase recebe certificação agroecológica do Ministério da Agricultura

quarta-feira, 16 de maio de 2018 - 12:44 - Fotos:  Secom-PB

WhatsApp Image 2018 05 09 at 11.34.09 270x202 - Comunidade beneficiada pelo Procase recebe certificação agroecológica do Ministério da AgriculturaFamílias agricultoras vinculadas ao Coletivo Casaco, localizado na região do Cariri, receberam certificação de produtos orgânicos por parte do Ministério da Agricultura. A Associação de Lideranças, Organizações de Agricultores e Agricultoras Familiares do Cariri Paraibano (Casaco) é uma das beneficiárias do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), através de convênio que visa fortalecer a agricultura familiar na região, utilizando de estratégias de reuso de água em quintais produtivos.

Segundo o agricultor Reginaldo Bezerra de Lima, integrante do Coletivo, a entrega foi de fundamental importância, sendo fruto de uma luta de muitos anos empreendida pelo Casaco. “Foi um certificado muito importante pra nós, pois foi uma batalha de muitos anos que vem sendo travada pelos agricultores do Casaco. Através do apoio de várias entidades nós fomos sendo formados ao longo do tempo nesta caminhada e hoje, graças a Deus, recebemos esse certificado onde estamos autorizados a vender produtos mostrando que a gente produz organicamente”, explica.

A comunidade do Casaco está sendo beneficiada com as ações do Procase através da implantação de 15 sistemas de reuso de águas cinzas, que beneficiam 15 quintais produtivos, além da aquisição de equipamentos para fortalecer o espaço de comercialização dos produtos e equipamentos forrageiros para apoiar a produção de alimentos. O Coletivo também está sendo contemplado com a aquisição de matrizes e reprodutores caprinos e ovinos, e com capacitações em quintais produtivos e comercialização.

Outro agricultor e coordenador do processo de construção de biodigestores e fogões ecológicos através de Fundos Rotativos Solidários do Casaco, Antônio Gomes Pereira, comenta que essa conquista vai aumentar o interesse pelo consumo de alimentos comercializados pelo Coletivo. “A tendência é que a procura pelos produtos aumente, já se faz um atendimento em uma feira em João Pessoa onde são oferecidos só produtos orgânicos, também em Campina Grande já existe uma procura enorme, então hoje a procura está acima da produção. Mas, através de nossos produtores e produtoras rurais, está sendo feito todo um planejamento para que se possa atender a contento a todas as pessoas que tem procurado os produtos, através de orientações técnicas em parceria com alguns órgãos e universidades, de forma que nossa expectativa é que, em breve, possamos atender a todas as demandas”, enfatiza.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.