João Pessoa
Feed de Notícias

Inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática vão até 31 de março

quinta-feira, 12 de março de 2015 - 16:54 - Fotos: 

Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e dos três anos do Ensino Médio poderão se inscrever na 11ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As inscrições poderão ser feitas até as 23h59 do dia 31 de março por meio do endereço:  www.obmep.org.br. A Obmep é dirigida às escolas públicas municipais, estaduais e federais.

A prova é composta de duas séries de testes. A primeira será realizada no dia 2 de junho deste ano. O desafio é resolver 20 questões de múltipla escolha. A partir do desempenho desta fase, a olimpíada seleciona por escola cerca de 5% dos estudantes com melhor pontuação, que vão para a segunda etapa, no dia 12 de setembro.

A relação de vencedores será divulgada em 27 de novembro. A Olimpíada vai premiar 6,5 mil alunos, com medalhas de ouro, prata e bronze. Além do prêmio, os medalhistas também serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, em 2016.

Destaque 2014 – A 10ª edição contou com a participação de 128 escolas estaduais. Destas, quatro alunos receberam medalha de prata, 27 estudantes foram contemplados com medalha de bronze e 182 com menção honrosa. Na Obmep realizada no ano passado, foram registrados cerca de 18 milhões de inscrições e a adesão de mais de 46 mil escolas públicas da educação em aproximadamente 5.500 municípios. Na Paraíba, 128 escolas estaduais participaram.

Obmep- É promovida pelos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Iniciada em 2005, a competição é um projeto de estímulo ao estudo da matemática nas redes públicas da educação básica de todo o país.

Para incentivar a participação é distribuído material didático e são oferecidas bolsas de iniciação científica aos estudantes e reconhecimento aos educadores, escolas e secretarias. A Obmep também prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.