O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realiza até o dia 29 de maio a aplicação Programa Internacional de Avaliação de Alunos – Pisa. Na última edição do Pisa, em 2012, a Paraíba atingiu a média mais alta entre os estados do Nordeste, com o coeficiente de 406 pontos (média geral). O Estado que estava na 13ª posição no resultado da edição anterior, em 2009, alcançou o 9º lugar do ranking nacional.
Em parceria com o Inep/Mec/Consuplan, o Pisa tem o objetivo de produzir indicadores que contribuam para a discussão da qualidade da educação nos países participantes, de modo a subsidiar políticas de melhoria do ensino básico. A avaliação procura verificar até que ponto as escolas de cada país participante estão preparando seus jovens para exercer o papel de cidadãos na sociedade contemporânea.
O Pisa é aplicado de forma amostral, segundo critérios definidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). É aplicado para alunos na faixa dos 15 anos de idade, matriculados a partir do 8º ano do Ensino Fundamental, faixa etária em que os estudantes completaram a escolaridade obrigatória na maioria dos países,
A estimativa é que aproximadamente 32 mil alunos em 964 escolas do País participem do Pisa este ano. De acordo com a Gerência Operacional de Avaliação (Goa/SEE), na Paraíba, participarão da avaliação 33 unidades escolares, sendo 20 da rede estadual, nove municipais, um federal e três privadas.
Na última edição, em 2012, na disciplina de Leitura, a Paraíba obteve a média de 411, índice superando a média nacional, que foi de 390. Em Matemática a média foi 395 e em Ciências 412 pontos liderando o ranking na Região. Participaram do Pisa em 2012 no Estado, 33 unidades escolares, sendo 18 estaduais, 9 municipais e 6 privadas. O Programa de Avaliação é realizado com alunos de 15 anos de idade e em 2012 foi aplicado para mais de 510 mil jovens de 65 países. Os 27 Estados brasileiros participaram do exame.
Como funciona a avaliação – Além de observar as competências dos estudantes em Leitura, Matemática e Ciências, o Pisa coleta informações para a elaboração de indicadores contextuais, os quais possibilitam relacionar o desempenho dos alunos a variáveis demográficas, socioeconômicas e educacionais. Essas informações são coletadas por meio da aplicação de questionários específicos para os alunos, para os professores e para as escolas.
Os resultados desse estudo podem ser utilizados pelos governos dos países envolvidos como instrumento de trabalho na definição e refinamento de políticas educativas, procurando tornar mais efetiva à formação dos jovens para a vida futura e para a participação ativa na sociedade.
As avaliações do Pisa acontecem a cada três anos e abrangem três áreas do conhecimento – Leitura, Matemática e Ciências – havendo, a cada edição do programa, maior ênfase em cada uma dessas áreas. Em 2000, o foco foi em Leitura; em 2003, Matemática; e em 2006, Ciências. O Pisa 2009 iniciou um novo ciclo do programa, com o foco novamente sobre o domínio de Leitura; em 2012, e novamente Matemática; e em 2015, Ciências, além da inclusão de novas áreas do conhecimento: Competência Financeira e Resolução Colaborativa de Problemas.
Resultado do Brasil por Área de Conhecimento – 2000, 2003, 2006, 2009 e 2012
Ano |
Leitura |
Matemática |
Ciências |
2012 |
410 |
391 |
405 |
2009 |
412 |
386 |
405 |
2006 |
393 |
370 |
390 |
2003 |
403 |
356 |
390 |
2000 |
396 |
334 |
375 |
Fonte: OCDE 2012
Resultado da Paraíba por Área de Conhecimento – 2006, 2009 e 2012
Ano |
Leitura |
Matemática |
Ciências |
2012 |
411 |
395 |
412 |
2009 |
390 |
376 |
389 |
2006 |
395 |
355 |
389 |
Fonte: OCDE 2012