João Pessoa
Feed de Notícias

Alunos da Rede Estadual se destacam na Olimpíada de Língua Portuguesa na Paraíba

sexta-feira, 21 de outubro de 2016 - 17:10 - Fotos: 

Dos 18 vencedores da etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa, 11 são da Rede Estadual de Ensino. A edição 2016 da OLP tem como tema: “Escrevendo o Futuro”. Dos 466 textos analisados pela comissão julgadora, 18 foram escolhidos como os melhores da Paraíba, sendo 11 da rede estadual de ensino. Agora, os vencedores vão disputar a etapa regional do concurso e os escolhidos vão para a fase nacional, que escolherá os vencedores no mês de novembro. A OLP é organizada pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

A Comissão Julgadora Estadual da Paraíba recebeu 76 artigos de opinião, 127 crônicas, 129 memórias literárias e 134 poemas. Na modalidade “Artigo de Opinião”, todos os vencedores foram da rede estadual. Em Picuí, a vencedora foi Josseane Fátima de Lima, da escola professor Lordão, com o tema: “complexo arqueológico picuiense: um passado ameaçado”. Em Pedra Lavrada, a vencedora foi Marinita Moreira Cordeiro, da escola Graciliano Fontini Lordao, com o artigo: “Desenterrando a história”. Em Jacaraú, o texto vencedor foi “o amargo sabor da castanha”, do aluno Jônatas Oliveira de Farias, da escola Alzira Lisboa. Já em Guarabira, o escolhido foi Antônio Gomes da Silva Junior, da Escola Professor José Soares de Carvalho, com o texto: “Com sua licença: ‘pista não é pasto!’”.

Na categoria “Crônica”, os vencedores da rede estadual foram: Davylla Renally Oliveira de Souza, da escola André Vidal de Negreiros (Cuité), com o tema: “História viva”; Renault Batista Coelho, da Escola Joel Pereira da Silva (Carrapateira), com o texto: “Que barulho foi esse?”; e Ruan Pablo Ferreira Couto, da Escola Teodósio de Oliveira Ledo (Boa Vista), com a crônica: “O mosquito que queria estudar”; eGeise Kelly Teles Leite, da Escola Gertrudes Leite (Desterro), com o tema: “Ponto de encontro”.

Na modalidade “Memórias Literárias”, os vencedores de escolas estaduais foram: Leandro Emanuel da Nóbrega Irineu, da Escola Professor Itan Pereira (Campina Grande), com o texto: “O ouro branco de Veneza”; e Dayane de Sousa Reis, da Escola Professor José Soares de Carvalho (Guarabira), com o tema: “Janelas da vida”. Já na categoria “Poema”, o texto vencedor da rede estadual de ensino foi “O relógio do tempo”, do aluno Kayky Barbosa da Silva, da Escola Presidente João Pessoa, de Umbuzeiro.