João Pessoa
Feed de Notícias

Governo conscientiza sobre importância do aleitamento materno

quinta-feira, 23 de abril de 2009 - 15:33 - Fotos: 

O Banco de Leite Humano Anita Cabral (BLHANC) realiza, no próximos dias 11 e 12 maio, no Hotel Ouro Branco em João Pessoa, o Curso de Capacitação em Manejo Clínico da Lactação em “Hospitais Amigos da Criança”.  O evento faz parte da política de conscientização da importância do aleitamento materno, implantada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Inicialmente, o curso será ministrado para 42 pessoas, recém-contratadas da Maternidade Frei Damião.

Conforme a diretora-geral do BLHANC, Socorro Amaro, a meta é atingir os 22 hospitais “Amigos da Criança”. “Nós resolvemos começar por essas unidades, depois de um diagnóstico que apontou deficiência na área, gerada a partir de desmotivação. Queremos diminuir o índice de mortalidade infantil e o aleitamento materno ainda é uma das armas mais poderosas”, destacou.

Durante os dois dias de treinamento, serão discutidos assuntos como: transtorno e fisiologia da lactação e amamentação em situações especiais. Dos 22 hospitais credenciados, cinco ficam em João Pessoa, três em Campina Grande e dois em Guarabira, enquanto que os municípios de Patos, Solânea, Bananeiras, Belém, Araruna, Nova Olinda, Sousa, Santa Rita, Massaranduba e Lastro têm uma unidade, cada um.

O Banco de Leite Humano é um centro especializado e obrigatoriamente ligado a um hospital materno ou infantil, responsável pela promoção e incentivo ao aleitamento materno e execução de coleta, processamento e controle de qualidade do colostro, leite de transição e leite humano maduro, para posterior distribuição, sob prescrição médica ou de nutricionista.  

A Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano conta hoje com cinco bancos e 12 postos de coleta. O Banco de Leite Humano Anita Cabral foi certificado pelo Ministério da Saúde/Fiocruz, por sua excelência operacional, técnica e administrativa, para ser o Centro de Referência do Estado da Paraíba para Bancos de Leite Humano.
Dos cinco bancos de leite humano na Paraíba, dois estão localizados em João Pessoa, um em Campina Grande, outro em Patos e uma unidade funciona em Cajazeiras. Elas são responsáveis pela coleta de 400 litros de leite/mês. Já os postos de coleta chegam a conseguir a doação de 50 litros/mês. Só em João Pessoa, o Anita Cabral atende cerca de 400 bebês/mês.