João Pessoa
Feed de Notícias

Governo cria Comitê Gestor para assistir famílias de Sousa

quinta-feira, 23 de abril de 2009 - 16:31 - Fotos: 

O Governo do Estado, em parceria com a Igreja Católica, a sociedade civil e a prefeitura de Sousa, criou nesta quinta-feira (23), um Comitê Gestor para assistir as mais de 150 famílias ribeirinhas atingidas pelo Rio do Peixe, que tem aumentado nos últimos dias o nível das águas por causa das intensas chuvas na região.

Em reunião na Casa Paroquial da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Sousa e recepcionados pelo padre Milton Alexandre, o secretário executivo do Desenvolvimento Humano, Padre Nilson Nunes e o gerente executivo da Defesa Civil, coronel Sinval Pinheiro Borges, discutiram as ações prioritárias para a ajuda humanitária aos desabrigados e outras assistências. Sousa está com cerca de 150 famílias desabrigadas das comunidades Guanabara, Várzea da Cruz e Alto do Cruzeiro. As famílias estão sendo colocadas em abrigos. Na área rural também existem notícias de alagamentos. Será feito um relatório completo para a elaboração do AVADAN – documento de avaliação de danos.

De acordo com o secretário Nilson Nunes, ficou acertado que o Governo do Estado vai providenciar cestas básicas, colchões, cobertores e medicamentos para as famílias atingidas pelas chuvas e em seguida construir novas moradias em outras áreas. O secretário de Infra estrutura do município, Gerlando Linhares, afirmou na reunião que a prefeitura de Sousa vai alugar casas para abrigar as famílias.

O Comitê Gestor vai ter reuniões todos os dias e funcionará no Centro de Formação e Treinamento de Professores Governador Antonio Mariz, em Sousa. O comitê terá como coordenador o padre Milton Alexandre. Representando o Governo do Estado integram o comitê a Secretaria de Saúde, Defesa Civil, Ministério Público Estadual, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Pelo município fazem parte a Defesa Civil, Secretaria de Saúde, Guarda Municipal e Associações de Moradores das Comunidades atingidas.

O padre Milton Alexandre conclamou a sociedade civil de Sousa a colaborar com as ações humanitárias objetivando a assistência às pessoas carentes que estão tendo problemas em suas moradias inundadas pelas águas do Rio do Peixe.

O coronel Sinval na noite desta quarta-feira (22) visitou as cidades de Uiraúna e Santarém, na região de Sousa. Em Uiraúna há ruas alagadas e em Santarém existem 23 famílias desabrigadas. O gerente executivo da Defesa Civil Estadual e sua equipe visitaram ainda a cidade de São João do Rio do Peixe, onde há ruas inundadas pelo rio.

Antes da reunião a comissão visitou as áreas alagadas em Várzea da Cruz e Alto do Cruzeiro, em Sousa. O coronel Sinval Pinheiro Borges reafirmou o compromisso do governador José Maranhão em assistir o mais rápido possível os paraibanos atingidos pelos efeitos das chuvas. Também participaram das visitas e da reunião o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel José Almeida Rosas; o gerente operacional da Defesa Civil Estadual George Saboya e Ana Vitória Farias Abrantes, da 10ª Gerência Regional de Saúde.