João Pessoa
Feed de Notícias

FAC discute Programa Leite da Paraíba com prefeituras do Curimataú

quinta-feira, 23 de abril de 2009 - 18:19 - Fotos: 

Atualização no repasse dos recursos dos fornecedores e melhor distribuição do alimento. Estes são alguns pontos do Programa Leite da Paraíba, que serão tratados nesta sexta-feira (24), na Câmara Municipal de Cuité, pela diretora de Operações, da Fundação de Ação Comunitária – FAC, órgão do Governo do Estado, Virgínia de Moura Bezerra Cavalcanti, com representantes de treze prefeituras da região do Curimataú paraibano. Depois da reunião, a equipe sairá em visita aos pontos de distribuição do alimento.

A FAC vem realizando um ciclo de reuniões desde o início do mês de abril com as prefeituras do interior. A pauta atende a meta de organização na distribuição do leite que estava passando por uma série de deficiências, sobretudo o atraso no repasse do pagamento aos produtores, em sua maioria agricultores familiares.

Atualmente, o Programa atende 223 municípios paraibanos, com a meta de 120 mil 168 litros de leite por dia, distribuídos com famílias de baixa renda que tenham crianças na faixa etária de 6 meses a 06 anos de idade, gestantes, nutrizes e idosos na faixa de 60 ou mais anos.

De acordo com Ana Virgínia, a distribuição do leite vinha passando por sérias deficiências em alguns municípios com o atraso do pagamento dos produtores e fornecedores. “Encontramos alguns municípios com atraso dos meses de janeiro e fevereiro”, disse ela, anunciando que a meta é garantir o pagamento de um calendário quinzenal. “Pagamos janeiro, fevereiro e estamos concluindo o mês de março” informou.

A FAC está realizando reuniões semanais. “Estamos nos desdobrando no máximo para que tudo seja normalizado o quanto antes”, anunciou Virgínia. O calendário iniciou pelos municípios em que a situação era mais problemática, a exemplo de Patos, Araruna, Campo de Santana e Riachão.

Picuí, Frei Martinho, Nova Floresta e São Vicente do Seridó, são alguns do municípios que estarão presentes à reunião desta sexta-feira. Atualmente, o programa integra 3.493 agricultores familiares paraibanos que fornecem o produto aos laticíneos, diariamente.