João Pessoa
Feed de Notícias

Secretário anuncia reativação de hemodiálise em Guarabira

quarta-feira, 22 de abril de 2009 - 17:46 - Fotos: 

O secretário da Saúde, José Maria de França, afirmou que o Governo do Estado está trabalhando para reativar o Centro de Hemodiálise do Hospital Regional de Guarabira e inaugurar o Hospital de Itapororoca, nos próximos 90 dias. Ele visitou as unidades de saúde dos dois municípios e também de Araçagi, todos no Brejo paraibano, nesta quarta-feira (22), para avaliar a situação da rede de atendimento. A hemodiálise foi desativada há seis anos e o prédio do hospital de Itapororoca está pronto desde o último Governo Maranhão, mas nunca foi equipado para atender a população.

Do Hospital de Itaporoca, José Maria de França, ligou para o governador para relatar que as instalações estavam em boa condição e a unidade pronta para ser equipada e funcionar. O secretário recebeu, no mesmo instante, a determinação de José Maranhão para dar andamento ao processo, para que a população da cidade não precise mais percorrer quilômetros a outras cidades, em busca de atendimento, tendo uma obra praticamente pronta no município. Muitas pessoas que acompanharam a visita do secretário ficaram entusiasmadas com a notícia. Fechado nos últimos seis anos e sem perspectiva de funcionar, a unidade tinha até uma plantação de macaxeira plantada no seu terreno.

Hemodiálise – O secretário José Maria de França e sua equipe técnica visitaram todas as instalações do Hospital Regional de Guarabira e verificaram que a ala aonde funcionou o Centro de Hemodiálise estava com infiltrações, precisando de uma reforma para voltar a funcionar. “A reativação desse centro é um pleito antigo da população.
Hoje, os doentes renais precisam se deslocar até João Pessoa, ficando longe de suas famílias e correndo riscos desnecessários, quando poderiam estar sendo atendidos aqui. Vamos reformar a unidade e terceirizar o serviço e esperamos que dentro de 90 dias, os moradores de Guarabira voltem a contar com esse tratamento”, disse.

O Hospital Regional de Guarabira foi reformado em julho de 1999, no Governo de Maranhão, e, segundo o secretário, a obra precisa de muitos reparos. “A estrutura está precária. Em parceria com o Município, vamos reativar todo esse complexo de saúde, reformar a UTI, colocar o laboratório e o Hemonúcleo para funcionarem devidamente, reabrir o Centro de Oftalmologia. Não há dignidade no atendimento desses pacientes. O Centro de Hemodiálise está fechado por razões que eu desconheço. Toda a estrutura desse complexo está maltratada, a água descendo pelo teto. Vamos colocar tudo para funcionar nos moldes de 2002, quando Roberto Paulino estava no Governo Maranhão”, garantiu.

A visita do secretário e sua equipe técnica às unidades de saúde dos municípios do Brejo foi acompanhada pelo ex-governador Roberto Paulino; o deputado estadual Raniery Paulino; pela prefeita de Guarabira, Fátima Paulino, além de lideranças comunitárias e moradores.