Com o slogan “Deixe a gripe na saudade. Vacine-se”, o Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), pretende imunizar mais de 400 mil pessoas com 60 anos ou mais contra o vírus da gripe. Uma grande mobilização será realizada na Paraíba neste sábado, dia 25.
A campanha estadual de vacinação contra a influenza teve inicio esta semana. O “Dia D” de vacinação, que tem o slogan “Deixe a gripe na saudade. Vacine-se”, contará com a participação de 5.420 profissionais distribuídos em 1.723 postos de trabalho.
A SES está disponibilizando 450 mil doses da vacina e a estimativa é imunizar cerca de 80% das 410.140 pessoas, público alvo da campanha.
O Chefe do Núcleo de Imunização, Valter Albuquerque, lembra a população que além da vacina contra a Influenza (gripe), o Governo do Estado também disponibilizará as vacinas DT (difteria e tétano) e a Pneumocócica (contra 23 tipos de bactérias que provocam a pneumonia). Esta última será aplicada especialmente nas pessoas idosas que estejam em casas de repouso, asilos ou hospitais.
A gripe ainda é um dos processos infecciosos de maior morbi-mortalidade no mundo, e os idosos são alvo de sérias complicações dessa vilã, tais como: pneumonias, exacerbação de doença pulmonar (efizema, entre outras) ou cardíaca crônica que poderão ocasionar o óbito.
Saiba mais – A gripe é uma doença infecciosa aguda de natureza viral, altamente contagiosa, do trato respiratório. É causada pelo vírus da Influenza, transmitida de pessoa a pessoa, através das vias aéreas superiores, por gotículas que saem no ato da fala, espirros ou ao tossir. Geralmente provoca febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza e mal estar.
As epidemias de gripe são mais freqüentes entre os meses de maio e setembro. Como se alastram rapidamente, as medidas de contenção costumam ser insuficientes. O método mais eficiente para evitar a doença e principalmente suas complicações ainda é a vacinação.
Para o ato da vacinação, os idosos devem levar o cartão de vacina a fim de atualizá-lo. A única contra-indicação é para as pessoas que apresentam alergia grave ao ovo de galinha.
Em caso de dúvida, a população deverá procurar a Secretaria Estadual de Saúde na avenida Pedro II na capital, ou ligar para os seguintes telefones: 3218.7383, 3218.7388 ou 3218.7458.