João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão assina termo de adesão ao Programa “Minha Casa, Minha Vida”

quarta-feira, 22 de abril de 2009 - 20:02 - Fotos: 

O governador José Maranhão e o superintendente da Caixa Econômica região Nordeste, Nelson Antônio de Sousa, assinaram, na tarde desta quarta-feira (22), no Palácio da Redenção, o Termo de Adesão ao Programa "Minha Casa, Minha Vida". O convênio vai garantir a construção de 21 mil novas unidades habitacionais na Paraíba.

Em seu pronunciamento, Maranhão falou da importância do programa para os paraibanos que sonham em ter uma casa própria. “Esse programa vai abrir perspectivas, sobretudo para as pessoas mais carentes em construírem o sonho de sua vida, que é a casa própria, a casa popular. É um grande impacto social melhorando a qualidade de vida de todos os cidadãos, especialmente aqueles que sem esse instrumento não teriam oportunidade de possuir a sua própria casa”, destacou. 

Maranhão enfatizou, ainda, que não existe um programa que tenha uma repercussão tão profunda quanto o programa da habitação popular. “No governo anterior eu não tinha parceiros como hoje, mas construímos 15 mil casas, diminuindo o déficit da habitação do Estado”, informou o governador. 

Serão construídas 21 mil novas moradias no Estado, o que representa 14% do déficit habitacional paraibano (aproximadamente 160 mil moradias). Por enquanto, serão beneficiados os municípios de Campina Grande e João Pessoa (incluídos todos os municípios da região metropolitana).

Segundo o coordenador do Fórum de Reforma Urbana, João Deon, que estava representando a Confederação Nacional das Associações de Moradias e a União Nacional de Moradia Popular, os movimentos sociais nunca imaginaram discutir o programa da habitação em qualquer esfera de governo e que isso jamais seria possível em anos anteriores. “Através das representações, os movimentos sociais estão discutindo o problema da moradia e de interesse social com os governantes”, observou.  

Na solenidade estavam presentes o vice-governador Luciano Cartaxo; a secretária de Desenvolvimento Humano, Giucélia Figueiredo; o superintendente da Caixa na Paraíba, Elan Miranda; o coordenador do Fórum de Reforma Urbana, João Deon; representantes da construção civil na Paraíba e os prefeitos das cidades de Santa Rita, Pedras de Fogo, São Bento, Juazeirinho, Cabedelo. E ainda os deputados estaduais Gervásio Maia, Olenka Maranhão, Guilherme Almeida, Expedito Pereira, Trócolli Júnior, Flaviano Quinto, Arnaldo Monteiro e Rodrigo Soares.