O Ministério do Desenvolvimento Agrário está disposto a ampliar as parcerias com o Governo do Estado, com destaque para as ações que possam melhorar a qualidade da vida do homem do campo, para criar a possibilidade ampliar a renda familiar. Foi o que garantiu nesta quinta-feira (23), o secretário do Desenvolvimento Territorial do MDA, Humberto Oliveira, ao fazer a entrega de 13 motos ensiladeiras para associações de trabalhadores rurais integrantes do Programa Território da Cidadania (Forum da Borborema).
Outras parcerias que poderão ser firmadas são a implantação do Banco Mãe de Sementes para atender a demanda durante o período do plantio, e com isso ajudar a suprir a carência alimentar, além do Centro de Mandiocultura, ambas reivindicadas pelos produtores rurais. Sobre as motos ensiladeiras agora entregues, Oliveira disse que o Ministério está disposto a atender as reivindicações que partam das associações de todo o Estado.
Durante a solenidade, que aconteceu no Parque de Exposição Henrique Vieira, no Cristo, estavam presentes a secretária do Desenvolvimento Humano, Giucelia Figueiredo, representando o secretário do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Ruy Bezerra Cavalcanti, produtores rurais e representante do Banco do Nordeste.
Os equipamentos que serão entregues aos produtores foi conseguido graças a uma iniciativa do Programa Território da Cidadania e destinam-se a 13 associações comunitárias rurais.
Para a secretária Giucelia Figueiredo, os equipamentos ajudam a mudar uma realidade social do povo. Reafirmou a importância da parceria entre o MDA e o Governo do Estado no atendimento das reivindicações das famílias que moram na zona rural da Paraíba. “São ações que ajudam a colocar a Paraíba em outro nível no cenário nacional”, disse.
O produtor rural Luis Sousa, diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município de Solânea, considerou de um grande beneficio para todos de sua região.
Ele acha que devido as dificuldades para manter os animais, os rebanhos estão sendo reduzidos pelos criadores, mas com esses equipamentos, acredita, será possível a retomada do crescimento do rebanho. “Vai permitir aproveitar todo o tipo de ração da propriedade durante o período de inverno, para alimentar os animais durante a seca”, comentou. Em Solânea, por exemplo, uma máquina vai atender a um contingente de 52 associações de trabalhadores rurais.
Também para melhor atender ao produtor rural, o Governo do Estado está equipando uma unidade móvel de laboratório para ampliação da inspeção da produção de leite, garantindo uma melhor qualidade do produto, segundo informou o gerente de operação de inspeção de Produtos de Origem Animal, André Bronzeado.