João Pessoa
Feed de Notícias

Tarde Cultural: Médicos do Hospital Arlinda Marques relançam livros

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017 - 17:38 - Fotos: 

Dois médicos do Hospital Arlinda Marques, que integra a rede hospitalar do Estado, relançaram livros na tarde desta sexta-feira (15). A solenidade aconteceu no hall do ambulatório da unidade de saúde. Os livros relançados são “Anjos de Vidro”, do médico psiquiatra Hermano Falcone; e “Rio dos Ventos”, do pediatra Fabiano de Alexandria. Ao final da solenidade, aconteceu uma confraternização com sorteio de brindes.

O livro “Anjo de vidro” é o sexto escrito pelo médico Hermano Falcone, que aborda as suas últimas internações em hospital e o retorno das osteogêneses imperfeitas. Com toques biográficos mesclados a literatura realista fantástica e surrealismo. No transcorrer da biografia tem um romance com personagens que encontramos no dia a dia. Aids, violência e a superação de uma jovem soropositiva. “É um livro que vai do meu corpo à realidade de um país em crise”, comentou.

“O livro tenta resgatar nossa luta e humanidade. Como sente-se um médico ou médica ao adoecer e passar para posição de paciente?  Espero passar a mensagem nessa solenidade do Arlinda Marques. Coloco toda emoção em ser portador de doença genética crônica e poder ajudar crianças e adolescentes, mesmo com todas as dificuldades. O livro é um depoimento de resistência, mesmo na iminência de não poder mais continuar. Luta e amor”, sintetizou o médico.

O livro “Rio dos Ventos” conta a história de um mistério que cerca os frades Antônio e Ângelo do convento Santo Antônio, parte do complexo São Francisco.  O local iniciou suas construções em 1588 e, desde então, conta com diversas histórias, entre elas, a lenda de um túnel escondido que serviria como rota de fuga durante as invasões holandesas. O que de repente surpreende os frades é que a história não é apenas uma lenda.

Fabiano Alexandria, escrevendo de forma dinâmica e fluída, produziu uma obra instigante e de tirar o fôlego. A cada página virada, um novo desafio aparece e é difícil parar de ler. Indicado aos amantes de um bom romance que envolva mistério e suspense, O Rio dos Ventos vai encantar com sua originalidade e conteúdo literário.

O médico contou que  o livro  teve sua pesquisa iniciada por volta de 2007. “É uma ficção envolta em fatos reais. Existe uma lenda que por baixo da capela anexa à Igreja São Francisco em João Pessoa, há um túnel edificado séculos atrás, mas nunca havia sido oficialmente confirmado”, conta o autor.

Ele lembra que durante uma visita  ao local, por algum motivo lhe foi apresentado e dado a oportunidade de conhecer onde seria o início deste túnel. “Passei então a realizar pesquisas históricas sobre isso e percebi ser possível criar uma ficção de forma a explorar toda a história que aprendi sobre a impressionante arquitetura daquele local com mais de 400 anos de idade”, contou.

Fabiano Alexandria lembrou que  passou  um período sem tempo de terminar o livro e começou a receber  cobranças de várias pessoas que leram seus primeiros manuscritos. Ele destacou que foi bastante incentivado pelo saudoso professor Francisco Pontes da Silva,  docente  da  UFPB com  trabalhos  reconhecidos  na  Editora Universitária, Jornal União e Revista Fabulação.

“Livro repleto de riquezas históricas, ambientação detalhista, trama empolgante, leitura boa sem cansar o leitor. Enredo com suspense, enigmas, investigação, surpresas e romance com um final que não conduz ao óbvio. Uma ficção bem produzida que leva a nossa imaginação aos cenários apresentados. Personagens com características, movimentos, falas e personalidades que dão a sensação de realidade. Certamente abre rumo para mais histórias, comentou Isales Pagano, um dos consultores do livro.

Sobre os autores – Hermano José Falcone de Almeida é formado em psiquiatria com atuação na área da infância e adolescência. Professor da Universidade Federal da Paraíba. Tem doutorado em filosofia. Atua como único psiquiatra da infância e adolescência do Estado há 14 anos.

Fabiano Alexandria, nascido em 1969, é médico pediatra e trabalha com terapia intensiva. Fã do gênero romance policial, estreia seu primeiro romance adaptado em sua cidade com vários aspectos e referências históricas reais, numa empolgante aventura envolta em mistérios. Nascido em João Pessoa, Paraíba, iniciou o gosto de leitura antes mesmo dos 4 anos de idade colecionando HQs e livros de suspense e policiais.