João Pessoa
Feed de Notícias

Sexta Gerência de Saúde coordena mobilização contra o Aedes em Patos

terça-feira, 28 de novembro de 2017 - 09:43 - Fotos:  Secom-PB

aedes 2 270x179 - Sexta Gerência de Saúde coordena mobilização contra o Aedes em PatosA 6ª Gerência Regional de Saúde coordenou ações educativas e de controle do Aedes aegypti, causador das arboviroses Dengue, Zika e Chicungunya, nos 24 municípios que fazem parte de sua jurisdição. Em toda a Paraíba, a Secretaria de Estado da Saúde promoveu a mobilização, recomendando a intensificação de atividades de sensibilização e de combate ao mosquito, que tantos transtornos tem causado à população.

Em Patos a 6ª Gerência conta com o suporte da Vigilância Ambiental, dos apoiadores, setor de epidemiologia, desenvolveu uma série de atividades e solicitou de cada município uma programação para a semana de mobilização. O trabalho foi às ruas, comércio, onde aconteceu distribuição de material informativo. Algumas instituições de ensino, a exemplo da Escola Estadual Coriolano de Medeiros, participaram ativamente da panfletagem, na cidade.

Outro momento importante foi na Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), onde a Vigilância Ambiental aproveitou a palestra sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata, que reuniu grande número de funcionários, para também fazer o alerta sobre o Aedes e pedir a colaboração dos parceiros da Cagepa.

Emissoras de rádio abraçaram a causa e divulgaram a campanha de mobilização desenvolvida pela 6ª GRS, com entrevistas e prestação de serviço, levando informação aos lares, comércio, surtindo importante efeito para o trabalho de prevenção pretendido pela Secretaria de Estado da Saúde. Entidades como Igreja de Santo Antônio, através de suas pastorais, da cidade de Patos, UEPB e Rotary Clube aderiram e estão contribuindo na orientação sobre os problemas decorrentes do Aedes.

“É crucial a participação de toda a população na eliminação de possíveis criadouros do mosquito. Estamos nos aproximando do período invernoso e isso exige maior vigilância, cuidados com todo e qualquer tipo de reservatório que sirva para a proliferação do Aedes. Os municípios, em sua maioria, atenderam ao nosso chamado e intensificaram as atividades de combate ao mosquito”, comentou José Leudo de Farias, gerente regional.

Mobilização

aedes 3 270x179 - Sexta Gerência de Saúde coordena mobilização contra o Aedes em PatosPraticamente os 24 municípios da 6ª GRS mobilizaram a comunidade para o trabalho preventivo e de combate ao Aedes. Em Quixaba os ACS – Agentes Comunitários de Saúde e ACE – Agentes de Combate a Endemias realizaram panfletagem em suas áreas de atuação. Houve espaço na emissora local, com destaque para informações sobre os índices de manifestação do vetor Aedes, além de palestras por profissionais de saúde na Escola Cícero Sulpino. Outra importante ação em Quixaba foi o mutirão da limpeza, com recolhimento de lixo nas ruas e terrenos baldios, além do trabalho de campo de visita às residências em busca de focos do mosquito.

No município de Vista Serrana também houve participação da comunidade nas palestras e intensa busca de larvas do mosquito, sob coordenação da Vigilância em Saúde. Já em Várzea, município do Vale do Sabugi, houve ações educativas, gincanas, mutirões da limpeza e muitas atividades lúdicas, tendo como tema central o mosquito e as doenças por ele provocadas.

Na cidade de Patos foram apresentadas as principais atividades desenvolvidas este ano pela Vigilância Ambiental; palestras nas escolas, caminhada com panfletagem e exposição do mosquito e como a população pode contribuir para a eliminação do vetor.

Em São José de Espinharas o alvo da mobilização foram os estudantes, pelo poder de multiplicação de conhecimentos que possuem. Palestras, inspeção nas residências, mutirão da limpeza, atividades culturais e Cadastro do Cartão SUS aconteceram na Escola Titico Gomes.

Outro município que se destacou nas ações com a população foi o de Passagem, que envolveu os profissionais da Saúde, Educação e de Serviços Urbanos, na luta para reduzir a incidência do mosquito e das doenças Zika, Dengue e Chicungunya. Os alunos da Escola Municipal Maria Bernadete, com apoio dos profissionais de saúde da localidade e supervisores da 6ª Gerência, percorreram diversas localidades distribuindo material informativo. No plano municipal de saúde de Passagem consta a realização de parcerias envolvendo essa pasta com Educação, Ação Social e Conselho Municipal de Saúde, no combate ao mosquito.

As atividades de Santa Luzia iniciam nesta segunda e percorrerá toda a semana, com grande mobilização das secretarias municipais, unidades de saúde com um só objetivo, de eliminar o Aedes e o risco de epidemias.