João Pessoa
Feed de Notícias

Administração Penitenciária – A secretaria

Criada em 1928, a Secretaria da Cidadania e Administração Penitenciária é a mais antiga secretaria da administração direta do Governo do Estado da Paraíba.

Com a denominação Secretaria do Interior, Justiça e Instrução Pública, sua criação foi sancionada pelo então presidente do Estado da Parahyba do Norte, João Pessoa.

José Américo de Almeida foi o primeiro titular da pasta que depois passou a ser denominada de Secretaria de Interior e Justiça. Logo depois houve novo cronograma e a Secretaria Meio Ambiente foi incorporada à Secretaria de Cidadania e Justiça.

Em 2007, uma reformulação no organograma alterou a pasta, que passou a ser denominada de Secretaria de Cidadania e Administração Penitenciária (Secap) no ano de 2011 a pasta passa a ser chamada de Secretaria de Administração Penitenciaria e administra as unidades prisionais do Estado

Dentre os titulares que assumiram o cargo de Secretário da Cidadania e Administração Penitenciária estão renomados políticos, que deram sua contribuição como administradores:  Odon Bezerra Cavalcanti, Argemiro de Figueiredo, José Marques da Silva Mariz, Celso Mariz, Janduí Carneiro, Abelardo Jurema, Fernando Milinez, Flávio Sátiro Fernandes, Inácio Bento de Morais, Pedro Medeiros, Inaldo Leitão, Carlos Dunga, Tarcizo Telino, Jório Machado, Arthur Cunha Lima,  Antonio Vital do Rego, Pedro Adelson, Rooselvet Vita, Carlos Mangueira, José Alves Formiga ,Harrison Targino, Washington França, Wallber Virgolino, Wagner Dorta e Sérgio Fonseca de Souza atual secretário da pasta.