João Pessoa
Feed de Notícias

Rede Estadual de Ensino aplica Provinha Brasil de Matemática

quarta-feira, 3 de agosto de 2011 - 16:21 - Fotos: 

As 12 gerências regionais de Educação já estão distribuindo, nas 1.036 escolas da rede estadual, os kits da Provinha Brasil/Teste 1 de Matemática, que pela primeira vez está sendo efetuada na rede pública de ensino. Após o recebimento do material, as unidades de ensino podem aplicar a prova com as turmas do 2º ano do Ensino Fundamental, que estão vivenciando o processo de alfabetização.

As gerências terão até 19 de agosto para entregar os kits nas escolas, impreterivelmente, para a aplicação das avaliações. A data de aplicação da prova ficará a cargo de cada escola, contanto que seja feita com todas as turmas no mesmo dia. Os kits foram entregues pelo Ministério da Educação (ME), diretamente nas escolas.

O ME pretende, a partir de 2012, uniformizar a aplicação, ou seja, duas aplicações por ano, tanto da provinha de Português, que ocorre nos meses de abril e novembro, quanto do teste de Matemática. Este ano foi aplicada e consolidada a Provinha Brasil/ Teste 1/ Português, com 7.048 alunos avaliados em 455 turmas. Em novembro, o teste 2 de Português será aplicado para o mesmo público, com o objetivo de consolidação do processo de alfabetização das turmas no nível cinco definido pelo Ministério da Educação.

Avaliação – O objetivo da Provinha Brasil é medir o conhecimento dos alunos e fazer uma avaliação diagnóstica para testar o desempenho dos alunos em processo de alfabetização, no início do segundo ano de escolaridade do ensino fundamental.

Todos os alunos da rede pública estadual estão automaticamente convidados a participar, atendendo a um chamado do Governo Federal. Além do material da provinha, que é o caderno de teste, estão sendo distribuídos também 455 kits compostos de caderno do professor aplicador, um passo a passo, reflexões sobre a prática pedagógica do professor alfabetizador e um guia de correção.

O resultado da avaliação será apresentado a partir de relatórios elaborados pelas próprias unidades escolares, que encaminham para as GRE. Estas, em seguida, enviam para a Secretaria da Educação. Os dados serão avaliados pela equipe pedagógica da SEE, para servirem como base de planejamento, propostas e execuções de ações na sala de aula e na escola, visando buscar a resolução dos problemas encontrados, com o objetivo de modificar estratégias e procedimentos de ensino que não se mostraram adequados e para avançar nos pontos em que os resultados se mostraram satisfatórios. Ao final, os resultados são encaminhados para o Ministério da Educação.