João Pessoa
Feed de Notícias

Governo lança Diretrizes Operacionais para Funcionamento das Escolas da Rede Estadual 2015

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014 - 12:32 - Fotos: 

As unidades de ensino da rede estadual já dispõem das Diretrizes Operacionais para Funcionamento das Escolas da Rede Estadual 2015. O documento foi lançado nesta semana em João Pessoa, com a presença dos gerentes das 14 gerências de Educação (GRE). As diretrizes garantem o aprimoramento da gestão administrativo-pedagógica, com orientações para o trabalho cotidiano das escolas, oferecendo a visualização da estrutura funcional da rede e o detalhamento de cada setor.

De acordo com a secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, essa versão das diretrizes inova com a ampliação dos dias destinados ao planejamento do ano letivo pelas escolas, com o objetivo de assegurar aos profissionais das unidades de ensino um espaço de reflexão coletiva sobre os indicadores educacionais, tais como o IDEB 2013 e o IDEPB 2014, já na primeira semana do ano letivo, de modo que o projeto político-pedagógico e a prática docente sejam realinhados às novas demandas.

“A ampliação do tempo de planejamento e o aumento no número de alunos por turma de 35 para 50, respeitando o espaço de 1.20m2 por aluno, são as novidades das diretrizes para o próximo ano”, revelou a gerente executiva de Acompanhamento à Gestão Escolar, Aline Montenegro. Ela convidou os gestores de cada regional para conhecer bem o documento que será distribuído para as escolas da rede neste mês de dezembro.

Dentre os itens do documento estão: período de matrículas, organização das turmas, calendário escolar, dia da acolhida, conselho escolar, frequência, organização da educação básica/integral, relação escola comunidade, educação no campo, educação indígena, educação prisional, educação quilombola e educação especial, além dos programas do livro didático, transporte escolar, alimentação escolar, de formação e dos demais que fazem parte do plano de gestão Paraíba faz Educação.

Além de Aline Montenegro, fizeram parte da mesa, a gerente executiva do Ensino Médio e Educação Profissional, Ana Célia Lisboa, a gerente executiva do Ensino Fundamental, Aparecida Uchôa, a gerente operacional da Educação de Jovens e Adultos, Socorro Diniz, e o representante do Núcleo de Movimentação de Pessoal (Numop/SEE), Germano Paiva.