João Pessoa
Feed de Notícias

Gestores de escolas estaduais participam de capacitação

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015 - 09:12 - Fotos: 

13 01 2014 Capacitacao merenda escolar sergio cavalcanti SEE ascom 1 270x202 - Gestores de escolas estaduais participam de capacitaçãoO Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), encerrou, nessa quarta-feira (14), a capacitação sobre processo licitatório, chamada pública e prestação de contas da merenda escolar. Participaram do treinamento, gestores escolares, presidentes de conselhos escolares e presidentes de comissão de licitação das escolas da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE).

A capacitação alcançou 783 escolas das 14 gerências e contou com 1.316 participantes. Cada escola recebeu um manual contendo as orientações para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), programa do Governo Federal, em regime de colaboração com o Governo do Estado, com atribuições específicas de orientar a realização dos procedimentos de aquisição, distribuição e organização da alimentação escolar. Outro objetivo do programa é acompanhar o trabalho dos profissionais e suprir o abastecimento dos recursos e equipamentos necessários para a devida oferta da merenda nas escolas da rede estadual de ensino.

13 01 2014 Capacitacao merenda escolar sergio cavalcanti SEE ascom 3 270x202 - Gestores de escolas estaduais participam de capacitaçãoPor meio dessas orientações, a SEE busca implementar a política do PNAE, garantindo aos estudantes o acesso a uma alimentação de qualidade, dispondo também de uma equipe de nutricionistas responsável pela elaboração do cardápio específico, que observa as necessidades nutricionais dos estudantes e os hábitos alimentares da comunidade escolar.

A novidade para o processo deste ano é o fomento da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, visto que a resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) orienta que sejam adquiridos alimentos cultivados pelos produtores locais da comunidade em que a escola está inserida. “As escolas estão recebendo bem esta informação, algumas até ultrapassam a porcentagem de compra dedicada à agricultura familiar de 30% para 40%”, afirmou o gerente operacional da GOAE, José Portela.