João Pessoa
Feed de Notícias

Estado apoia atividades do Projeto Rondon

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015 - 12:23 - Fotos: 

Quinze municípios paraibanos estão incluídos na Operação Porta do Sol, do Projeto Rondon, que vai mobilizar 299 rondonistas voluntários e 30 instituições de ensino superior em atividades de cultura, educação, saúde, direitos humanos e justiça, tecnologia, trabalho e meio ambiente que serão realizadas até o dia 7 de fevereiro. A abertura do projeto ocorreu no sábado (24) e o secretário Educação, Aléssio Trindade, representou o Governo do Estado na solenidade realizada na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte, em João Pessoa.

As atividades vão enfocar a valorização da cultura local e promover o intercâmbio de informações; de direitos humanos e justiça, capacitando gestores municipais, conselheiros e lideranças comunitárias em gestão de políticas públicas, particularmente no setor de desenvolvimento social, enfrentamento das situações de trabalho infantil e exploração sexual, dinamizando ou criando os conselhos municipais.

No campo da educação, o Projeto Rondon capacita educadores sobre técnicas de ensino e aprendizagem, motivação, relacionamento e educação inclusiva. Na saúde, busca a capacitação de agentes em saúde da família, bucal, ambiental, sexual de adolescentes, na prevenção da prostituição infantil, da violência contra mulher, crianças e adolescentes e prevenção ao uso do álcool e drogas, além do incentivo ao esporte, lazer e nutrição saudável com alimentos regionais.

As atividades da Operação Porta do Sol no tema comunicação visam capacitar agentes multiplicadores na produção e difusão de material informativo para a população usando as rádios comunitárias. No tocante ao meio ambiente, tem por objetivo mobilizar campanhas de saneamento. Já na área do trabalho, o projeto capacita produtores locais e incentiva o cooperativismo e empreendedorismo, promovendo ações que desenvolvam o potencial turístico e, por fim, no setor de tecnologia, visa disseminar soluções autossustentáveis que melhorem a qualidade de vida das comunidades.

Projeto Rondon –Criado em 1967, já levou mais de 12.000 rondonistas a cerca de 800 municípios. Trata-se de um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

Suas regiões prioritárias de atuação são aquelas com maiores índices de pobreza e exclusão social, bem como áreas isoladas do território nacional que necessitem de maior aporte de bens e serviços, por isso, prioriza as regiões Norte e Nordeste do país.

O Projeto Rondon é realizado em parceria com diversos ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais e de empresas socialmente responsáveis.

O projeto tem como objetivos contribuir para a formação do universitário como cidadão, integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais e estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.