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Governo realiza formação do Projeto Jovem Leitor para professores de língua portuguesa

quarta-feira, 5 de abril de 2017 - 17:22 - Fotos: 

see projeto jovem leitor 3 270x191 - Governo realiza formação do Projeto Jovem Leitor para professores de língua portuguesaA Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência Executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental (GEEIEF), realizou nesta quarta-feira (5) a formação do Projeto Jovem Leitor. A capacitação destinada a 1.028 professores de Língua Portuguesa, que ministram aulas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino e ocorreu no Centro Cultural Ariano Suassuna, no Bairro de Jaguaribe, em João Pessoa. A abertura do evento contou com a participação da secretária executiva de Estado de Gestão Pedagógica, Roziane Marinho; da gerente da 1ª Regional de Educação, Wleika Aragão, de gerentes executivos e técnicos da SEE e alunos.

A secretária Roziane Marinho disse ser uma grande honra lançar um projeto desse tipo, uma formação para os professores que envolve a leitura. “Nós sabemos que a leitura, desde que a sociedade é letrada, é o grande bem da humanidade. Não é à toa que a leitura na idade média foi proibida e considerada objeto de desejo da sociedade, porque a leitura não é só um processo de aquisição de informações, com a leitura você domina os espaços do mundo. Em razão disso, a leitura se coloca na escola com uma função importantíssima”, observou.

see projeto jovem leitor 4 270x191 - Governo realiza formação do Projeto Jovem Leitor para professores de língua portuguesaDe acordo com a secretária, a leitura na escola precisa não só virar hábito, mas também uma atividade prazerosa. “Então é isso que a gente prioriza com esse projeto. Eu acho que a gente dá um passo a mais, no sentido de proporcionar às escolas, e aos educadores, uma forma de pensar melhor em estrategistas de leitura, pensar como o aluno vê a leitura e o papel dela para esses alunos. A escola tem que promover espaço de aprendizagem, mas, além disso, promover a sensação de prazer, para que os alunos se sintam bem na escola, que se sintam bem com a leitura. A gente busca na escola que os alunos entendam os diferentes objetivos de leitura”, ressaltou.

Para o presidente do Tribunal de Conta do Estado, André Carlo Torres Pontes, “com esse projeto, nós vamos consolidar a prática de trazer os alunos para conhecer os órgãos públicos e compreender noções de cidadania e gestão. Eu já fazia isso com meus alunos universitários, agora vamos ampliar essa iniciativa para estudantes do ensino médio e fundamental”.

see projeto jovem leitor 5 270x191 - Governo realiza formação do Projeto Jovem Leitor para professores de língua portuguesaAs Oficinas de Mediação de Leitura para a Formação de Jovens Leitores é uma proposta de apoio pedagógico aos professores das séries finais do Ensino Fundamental, da Rede Estadual de Ensino, cujos alunos receberão a coleção de obras literárias que instrumentam o Projeto Jovem Leitor. Esse acervo de obras é composto por 8 exemplares de clássicos da literatura universal, devidamente adaptados a leitores jovens, que serão demandados a todos os alunos matriculados nas séries finais, contempladas pelo projeto.

Para cada ano, foi destinado um acervo distinto de obras. Um dos objetivos norteadores do Projeto Jovem Leitor é aproximar alunos e acervos literários, garantindo que essas obras sejam lidas e discutidas na escola. A proposta da realização das oficinas de mediação de leitura apresenta-se como uma parte importante do projeto. As atividades propostas objetivam colaborar com todos os envolvidos, no sentido de buscar formas de mediar a leitura dessas obras, por parte dos alunos.

As Oficinas de Mediação de Leitura serão realizadas nas 14 Regionais de Educação do Estado e serão ministradas por professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A finalidade é proporcionar uma interação entre universidades e escolas públicas estaduais, no que se refere à proposta que se defende de um ensino de leitura que não só favoreça ler com desenvoltura, mas também que possa motivar os alunos a serem leitores habituais de literatura, com a ampliação das possibilidades de mediação de leitura de outras obras, no cotidiano da escola 

Cronograma de Capacitação nas Regionais de Educação

 

  • Data: 05/04/2017

Local: João Pessoa

Horário: 08:00h às 11:30h – 14:00h às 17:30h

Quantidade de professores: 400

 

  • Data: 03/04/2017

Local: Campina Grande

Horário: 08:00h às 11:30h – 14:00h às 17:30h

Quantidade de professores: 400

 

  • Data: 04/04/2017

Local: Patos

Horário: 08:00h às 11:30h – 14:00h às 17:30h

Quantidade de professores: 54

 

  • Data: 18/04/2017

Local: Cajazeiras

Horário: 08:00h às 11:30h

Quantidade de professores: 52

 

  • Data: 18/04/2017

Local: Souza

Horário: 14:00h às 17:30h

Quantidade de professores: 84

 

  • Data:19/04/2017

Local: Catolé do Rocha

Horário: 08:00h às 11:30h

Quantidade de professores: 49

 

  • Data: 19/04/2017

Local: Pombal

Horário: 14:00h às 17:30h

Quantidade de professores: 29

 

  • Data: 20/04/2017

Local: Cuité

Horário: 14:00h às 17:30h

Quantidade de professores: 17

 

  • Data: 24/04/2017

Local: Itabaiana

Horário: 08:00h às 11:30h

Quantidade de professores: 104

 

  • Data: 25/04/2017

Local: Princesa Isabel

Horário: 08:00h às 11:30h

Quantidade de professores: 24

 

  • Data: 26/04/2017

Local: Itaporanga

Horário: 08:00h às 11:30h

Quantidade de professores: 51

 

  • Data: 27/04/2017

Local: Monteiro

Horário: 08:00h às 11:30h

Quantidade de professores: 31

 

  • Data: 28/04/2017

Local: Guarabira e Mamanguape

Horário: 08:00h às 11:30h

Quantidade de professores: 100 (Guarabira) + 33 (Mamanguape) = 133