João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza programação alusiva ao Dia Nacional do Sistema Braille

terça-feira, 18 de abril de 2017 - 10:51 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), realiza nesta quarta-feira (19), no auditório Antônio Paulino, na Funad, a partir das 13h30, uma programação alusiva ao Dia Nacional  do Sistema Braille, comemorado no dia 8 de abril. O evento contará com a participação de entidades governamentais e  de pessoas com deficiência visual.

A programação será aberta pela presidente da Funad, Simone Jordão, seguida de exposição dialogada sobre “O que vê a  Cegueira?” com a professora Joana Belarmino, que aproveitará para apresentar livro de sua autoria que leva o mesmo título do tema; e “A Padronização do Sistema Braille”, com a professora Suzi Barreto.Uma mesa redonda dará continuidade ao evento, tratando das “Experiências e Desafios da Escolarização da pessoa com deficiência visual na atualidade”. Ao final, o compositor Beto Melo, que é servidor da Funad, fará o lançamento do seu novo cd.

Dia do Braille – O Dia Nacional do Sistema Braille é comemorado no dia 8 de abril, desde 2010. A data foi escolhida em homenagem ao dia do nascimento de José Alvares de Azevedo, o primeiro professor cego brasileiro. Deficiente visual desde o nascimento, ele estudou o método  Braille em Paris. De volta ao Brasil, passou a ensiná-lo e difundi-lo. Por isto, recebeu o título honorífico “Patrono da Educação dos Cegos no Brasil”.

Esse dia tem como objetivo ser um momento de reflexão e discussão no qual a educação, a empregabilidade e a inclusão social das pessoas cegas e com baixa visão  sejam avaliadas e novos rumos sejam apontados, a fim de que a sociedade crie novos mecanismos para favorecer o desenvolvimento intelectual, profissional e social dos deficientes visuais no Brasil.

Já Louis Braille foi um jovem brilhante, que ao inventar um sistema de leitura e escrita para pessoas com deficiência visual, mudou a vida delas em todo o mundo. O sistema Braille garante maior independência e segurança, fatores indispensáveis à autoestima de todo ser humano.