Pelo quarto ano consecutivo, o Centro Estadual de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário foi a escola estadual mais bem colocada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou nesta quarta-feira (05) os dados do Enem por escola. Foram avaliadas 233 escolas estaduais e um total de 375 instituições públicas e privadas da Paraíba.
Pelos dados, o Sesquicentenário, de João Pessoa, alcançou a média de 536,83 pontos, seguido pelas nove melhores colocadas: escolas Hotensio Ribeiro, Virgínius da Gama e Melo, Álvaro Gaudêncio, Elpídio de Almeida, de Campina Grande, a Escola Estadual CPM Rebeca Cristina Alves Simões de João Pessoa, Argemiro de Figueiredo de Campina Grande; Antonio Coelho Dantas de Nova Palmeira, João Roberto Borges de Souza de João Pessoa e Escola Alcides Bezerra de Cabaceiras.
Esses resultados foram divulgados para as escolas que cumpriram dois critérios: possuir pelo menos 10 alunos concluintes do ensino médio regular seriado participantes do Enem 2014 e ter pelo menos 50% de alunos participantes do Enem 2014, de acordo com os dados do Censo Escolar 2014. É importante ainda considerar as informações contextuais que são disponibilizadas, como os indicadores de nível socioeconômico e de formação docente da escola.
Para incentivar os alunos do Ensino Médio a obter melhores notas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), instituiu o pré-vestibular social (PBVest), ação que vem garantindo um aumento significativo na inserção dos estudantes da rede estadual de ensino nas Instituições de Ensino Superior públicas e privadas, com aprovação superior a média nacional nas escolas públicas. Neste ano foram oferecidas 12 mil vagas para o PBVest.
De acordo com o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, outras ações de incentivo à inserção dos estudantes das escolas estaduais nas universidades é o fortalecimento da Educação Profissional na Paraíba, a consolidação de um modelo de escola integral que fortaleça o protagonismo dos jovens e tenha foco na aprendizagem e sua relação com a cidadania e o trabalho.
Além disso, segundo o secretário está sendo trabalhado junto às escolas estaduais, o plano de metas por escola, que induz a elaboração do projeto de intervenção pedagógica, cujas orientações básicas visam à construção do projeto de cada escola, com a finalidade de subsidiar gestores e professores na construção de um instrumento coletivo de ação pedagógica capaz de tornar a escola eficiente e inclusiva, garantindo a melhoria nos índices educacionais, em especial no Enem.
“Outra iniciativa do Governo do Estado é a política de tecnologias educacionais, com a distribuição de tablets para alunos e professores para impulsionar o processo de ensino aprendizagem”, concluiu Aléssio Trindade.