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Professores da rede estadual participam da formação do Pacto de Alfabetização na Idade Certa

segunda-feira, 10 de agosto de 2015 - 16:06 - Fotos: 

see formacao do pnaic 3 270x191 - Professores da rede estadual participam da formação do Pacto de Alfabetização na Idade CertaCinquenta professores da rede estadual de ensino participam, até esta quinta-feira (13), no auditório da reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, da Formação para Orientadores de Estudo do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). A capacitação, que teve início nesta segunda-feira (10), é promovida pela UFPB para educadores das 14 Gerências Regionais de Educação (GREs), que serão multiplicadores para os demais professores do Estado. O programa é fruto de parceria entre os governos federal, estadual e municipais e visa desenvolver a metodologia de ensino em todo o País.

see formacao do pnaic 4 270x191 - Professores da rede estadual participam da formação do Pacto de Alfabetização na Idade CertaEste ano o foco da formação é na interdisciplinaridade, abordando conhecimentos nas áreas de português, matemática, ciências, história e geografia. “Este é um evento muito importante para que a metodologia de ensino dos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental evolua cada vez mais”, disse a coordenadora do Pnaic da Secretaria de Estado da Educação, Maria dos Prazeres Bezerra.

see formacao do pnaic 5 270x191 - Professores da rede estadual participam da formação do Pacto de Alfabetização na Idade CertaDepois do evento, os professores, que atuam no Pnaic como orientadores de estudo (agentes multiplicadores), ficam responsáveis por repassar o conhecimento adquirido para outros profissionais, em suas cidades de origem. “Essa troca de conhecimento acontece em pólos de educação, distribuídos por todo o Estado. Como se trata de uma parceria entre União, Estados e Municípios, orientadores da rede estadual de ensino também podem repassar as informações para os da rede municipal e vice-versa”, explicou a coordenadora do Pnaic. “Isso depende da disponibilidade de profissionais envolvidos em cada pólo”, observou.

No encontro, os orientadores recebem instruções de como desenvolver técnicas mais atraentes para o trabalho de leitura, escrita e alfabetização dos alunos. “O reflexo da formação nós observamos em sala de aula, com a evolução de desempenho dos estudantes em cada disciplina”, finalizou a coordenadora.