João Pessoa
Feed de Notícias

Etapa João Pessoa do 2° Encontro “Se Sabe de Repente” acontece nesta sexta-feira

quinta-feira, 17 de novembro de 2016 - 18:41 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realiza nesta sexta-feira (18), no Centro de Formação de Professores de Mangabeira, das 8h às 17h, a etapa João Pessoa do 2° Encontro Estadual do projeto “Se Sabe de Repente”. A iniciativa tem por objetivo desenvolver espaços pedagógicos de discussão de temas importantes para os jovens, de modo a permitir formas próprias de interação e expressão na sociedade. Na próxima terça-feira (22), o encontro será realizado em Campina Grande e, no dia 25, em Sousa.

Em João Pessoa, são esperados pelo menos 400 estudantes de 21 escolas da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE), que engloba a Região Metropolitana da Capital; assim como alunos da 12ª GRE, com sede em Itabaiana. Em Campina Grande, o evento acontece na Escola Estadual Cidadã Integral Nenzinha Cunha Lima, também das 8h às 17h, e deve reunir 300 Estudantes de 14 escolas da 3ª Gerência Regional de Educação (GRE de Campina Grande) e da 4ª GRE (Cuité). Já em Sousa, o Encontro “Se Sabe de Repente” será realizado no Centro de Formação de Educadores, com a participação de 400 Estudantes de 28 escolas da 6ª GRE (Patos), 7ª (Itaporanga), 9ª (Cajazeiras) e 13ª (Pombal).

Neste ano, o “Se Sabe de Repente” trabalhou nas escolas estaduais temas como: a desconstrução da cultura de violência, inclusão, emancipação e garantia de direitos; a transformação de territórios; e o respeito e o direito às diferenças: sexualidade, raça e etnia. Dessa forma, o Governo pretende estimular o envolvimento dos jovens na construção e fortalecimento da identidade coletiva da juventude de cada região, incentivando e reafirmando o protagonismo juvenil, para contribuir com a diminuição da vulnerabilidade às drogas, ao crime e à violência.

Se Sabe de Repente – O projeto do Governo do Estado acontece no contraturno das aulas, em 20h presenciais, por meio de oficinas temáticas, interações culturais, implantação e implementação de Grêmios Estudantis e construção do Plano de Ação de Juventude, de modo a estimular o posicionamento e a troca de experiências dos jovens diante de questões de seu interesse, como violência, sexo, promoção à saúde, cultura, esporte, trabalho, tecnologia, entre outros.