João Pessoa
Feed de Notícias

3ª Região de Ensino convoca jovens de Areia para o Projovem Urbano

quinta-feira, 16 de abril de 2009 - 19:45 - Fotos: 

A gerente da 3ª Região de Ensino, localizada em Campina Grande, Maria do Socorro Ramalho, está convocando os jovens da cidade de Areia, entre 18 e 24 anos de idade, para que se matriculem no Programa ProJovem Urbano. A meta para este ano é inscrever cerca de 400 jovens. Até o momento, cerca de 150 pessoas procuraram as duas escolas credenciadas para o Programa – a José Américo de Almeida e a Carlota Barreto.
  
Segundo Socorro, o objetivo do ProJovem é elevar a escolaridade do participante, garantir a inclusão social, a qualificação profissional e a participação social. A capacitação desses jovens da cidade de Areia deve ser iniciada em junho, estando nesse momento sendo selecionados os orientadores.

 Socorro informou ainda que todos os programas conveniados com o governo federal na área de Educação na Paraíba foram atrasados e sem as metas alcançadas pela gestão anterior. “No Projovem, para se ter uma idéia, não houve uma preocupação em levar as inscrições para todas as comunidades, mesmo existindo o Programa”, lamentou a gerente da 3ª Região, que congrega Campina Grande e mais 40 municípios.

O Projovem Urbano é uma parceria do governo federal com os governos estaduais e municipais e destina-se a jovens de 18 a 29 anos, que sabem ler e escrever e não concluíram o ensino fundamental. O Programa é coordenado pela Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria Geral da Presidência da República, e sua execução fica a cargo do governo estadual ou da prefeitura municipal.

O ProJovem Urbano combina a formação do ensino fundamental com iniciação profissional e práticas de cidadania, além da inclusão digital. O aluno também recebe um auxílio mensal de R$ 100,00 que será pago mediante a entrega dos trabalhos escolares e freqüência de 75% às aulas.