João Pessoa
Feed de Notícias

Estado do Paraná deve lançar projeto piloto inspirado no Cidade Madura neste semestre

quarta-feira, 11 de abril de 2018 - 13:16 - Fotos:  Vanivaldo Ferreira

11.04.18 reuniao na cehap fotos vanivaldo ferreira 121 270x180 - Estado do Paraná deve lançar projeto piloto inspirado no Cidade Madura neste semestreO Estado do Paraná deverá implementar ainda neste semestre o projeto piloto inspirado na experiência pioneira do programa Cidade Madura, criado pelo Governo da Paraíba, por meio da Companhia Estadual de Habilitação Popular (Cehap), para atender idosos. “A partir de agora, a gente vai poder começar já com um bom caminho andado, para mitigar erros e problemas, a partir da experiência trocada com o pessoal da Paraíba”, destacou o superintendente de programas da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Kerwin Kuhlemann, nesta quarta-feira (12), durante reunião na sede da Cehap, em João Pessoa.

Segundo Kerwin Kuhlemann, a boa prática de gestão pública identificada no modelo do condomínio paraibano e a promoção da integração entre os idosos residentes chamaram a atenção da comitiva do Governo do Estado do Paraná e da Prefeitura de Jaguariaíva (cidade escolhida para sediar o programa-piloto), que veio conferir in loco o programa que já existe em cinco municípios paraibanos: João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Cajazeiras e Sousa; além da sexta unidade do Cidade Madura que está em fase de implementação na cidade de Patos, no Sertão paraibano. Nessa terça-feira (10), a comitiva visitou os condomínios do Cidade Madura em Guarabira e em João Pessoa.

“A gente teve uma excelente imagem, feedback de um empreendimento que já foi entregue há quase quatro anos, que foi o de João Pessoa, que está em excelente estado de conservação e no qual as famílias estão felizes” avaliou Kerwin Kuhlemann, ressaltando que o fato comprova que é uma política que dá certo, e que se trata de uma política permanente. “Agradecemos a receptividade e a cordialidade do Governo do Estado e da Cehap, pela oportunidade de conhecer a fundo o que é o programa com todos os seus detalhes, regras e modelos”, disse ele, informando que o processo licitatório para a escolha da empresa que deve construir o projeto-piloto no Paraná será realizado até o próximo mês de junho.

Segundo a presidente da Cehap, Emília Correia Lima, o Programa Cidade Madura vem se consolidando ao longo dos anos como exemplo de gestão pública para a pessoa idosa e, consequentemente, chamado a atenção de outros governos de estados brasileiros, bem como de universidades e até do Governo Federal. “No início deste mês, por exemplo, recebemos a visita da Maria do Socorro Medeiros de Morais, secretaria nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa – órgão ligado ao Ministério dos Direitos Humanos”, ressaltou, acrescentando que o fato ratifica o sucesso do programa e o compromisso do Governo do Estado em buscar iniciativas inovadoras para melhorar a qualidade de vida da população.

Durante a reunião, Emília Correia Lima e os técnicos da Cehap apresentaram à comitiva do Estado do Paraná detalhes técnicos e de engenharia do Programa Cidade Madura e tiraram algumas dúvidas dos paranaenses.