João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo entrega a nova estrutura da Escola Cidadã Integral Professor Lordão em Picuí

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018 - 21:41 - Fotos: 

PICUI10O governador Ricardo Coutinho entregou, na noite desta quinta-feira (27), a nova Escola Cidadã Integral Professor Lordão, em Picuí. A unidade de ensino, fundada em 1939, precisava passar por uma grande reforma, mas não tinha espaço para ampliação e construção de espaços, como uma quadra de esportes. Por isso, o Governo do Estado investiu R$ 6,4 milhões na construção de uma nova estrutura para a escola em outro espaço, muito mais amplo que o anterior. A unidade de ensino tem capacidade para atender 480 alunos em turno integral.

PICUI199Na ocasião, o governador Ricardo Coutinho acompanhou apresentações culturais, recebeu homenagens dos alunos, funcionários, gestores e de moradores da região beneficiados com programas do Governo. “Esta escola ficou belíssima, com detalhes que trazem ânimo e estimulam os estudantes. A educação pública é a grande arma do cidadão para fazer democracia e gerar oportunidades iguais para os filhos do povo. No próximo ano, a Paraíba vai ter 153 escolas com ensino integral, isso representa uma grande evolução no ensino”, afirmou o governador.

“É uma satisfação participar da inauguração dessa bela escola. A educação muda a realidade das regiões e Picuí está muito grato ao Governo do Estado por construir esta grandiosa unidade de ensino. Essa escola tem história, ela já formou muitos cidadãos de Picuí e a nova estrutura era um sonho dos estudantes”, disse o deputado estadual Buba Germano.

PICUI11A nova estrutura da Escola Professor Lordão possui 12 salas de aula, laboratórios, refeitório, auditório, banheiros, ala administrativa e pedagógica, biblioteca, videoteca, jardim, quadra de esportes contemplando vestiários masculino/feminino, bateria de banheiros, depósito e arquibancadas e outras dependências. “Esta é uma escola tradicional na cidade e estava precisando se renovar. Este novo prédio tem uma estrutura ideal, oferecendo aos alunos condições para que eles se desenvolvam e sejam protagonistas de seus caminhos”, ressaltou o secretário da Educação, Aléssio Trindade.

Os principais serviços executados  na obra foram: serviços preliminares, movimento de terra, fundação, estrutura, pavimentação, coberta, alvenaria/divisórias, revestimento, esquadrias, instalações hidráulicas e sanitárias, instalações elétricas, cabeamento estruturado – rede de lógica e telefonia, reservatório superior e piso, pintura e outros.

PICUI114O aluno de 16 anos Júlio César é presidente do grêmio estudantil e falou em nome dos alunos da Escola Professor Lordão. “A gente estudava em um local bem menor, sem quadra esportiva e que não tinha uma boa estrutura. O prédio era velho e a gente sofria com infiltrações. Essa escola nova foi um verdadeiro presente. Hoje temos uma estrutura ideal, com quadra, laboratórios e ótimos professores”, ressaltou.

A dona de casa Ana Amélia participou da solenidade de inauguração da escola onde sua filha de 15 anos vai estudar. “Que coisa linda, a escola ficou perfeita. Somos humildes e acredito que minha filha só terá um futuro melhor se estudar. Espero que nesta escola Carolina tenha uma boa educação e cresça na vida”, falou.