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Estudantes da rede estadual se mobilizam para participar do Parlamento Juvenil do Mercosul

quarta-feira, 24 de agosto de 2016 - 16:39 - Fotos: 

Estudantes da Rede Estadual de Ensino estão se mobilizando para se candidatar ao programa  Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), promovido pelo próprio Mercosul em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Governos Estaduais e outros órgãos e entidades ligadas à área. A Paraíba tem três vagas no programa, sendo uma para o sexo feminino, uma para o masculino e uma para os cotistas (negros, índios, quilombolas ou deficientes). As inscrições vão até o dia 5 de setembro. O edital com os detalhes da seleção está disponível no portal do MEC (http://portal.mec.gov.br).

Na primeira etapa, serão classificados 108 candidatos em todo o Brasil. Na segunda fase, será escolhido um representante de cada unidade da Federação, totalizando 27 estudantes. A previsão é de que essa etapa ocorra online, por meio de um portal criado pelo MEC especificamente para esse fim. Para participar, o interessado precisa elaborar um projeto de protagonismo juvenil. A proposta deve ser encaminhada à Gerência Executiva do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (no 4º andar do Centro Administrativo do Estado) ou para uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, juntamente aos demais documentos exigidos no edital.

Os alunos selecionados na etapa nacional, ou seja, os representantes de cada Estado e do Distrito Federal, terão mandato de dois anos e vão discutir o Ensino Médio nos países do Mercosul. A tarefa dos escolhidos será criar um documento que aborde o tema: O Ensino Médio que Queremos. A elaboração será em parceria com os selecionados na Argentina, Uruguai e Paraguai, juntamente aos jovens dos países associados ao Mercosul: Bolívia e Colômbia.

PJM – O projeto de protagonismo juvenil para estudantes do ensino médio surgiu dentro do setor educacional do Mercosul, e em cada edição (2010, 2012 e 2014) foram selecionados 27 estudantes brasileiros. Os jovens do PJM concentram as reflexões nos temas: inclusão educativa, gênero, jovens e trabalho, participação cidadã dos jovens e direitos humanos.