segunda-feira, 15 de junho de 2015
Especialistas alertam sobre o risco do uso abusivo de celulares e tablets para a visão

kids

Em meio à era digital, é cada vez mais comum ver crianças de 2, 3 anos de idade brincando com tablets, com os celulares dos pais e qualquer outro tipo de tecnologia. Muitos pais, na luta para acalmar os filhos recorrem aos desenhos animados e entregam esses dispositivos nas mãos dos pequenos para terem “momentos de sossego”. O que os pais não sabem é que esse “tempo de sossego” pode estar causando danos à saúde dos pequenos.

 

 

Segundo a oftalmopediatra do Instituto Brasileiro de Oftalmologia (IBOL), Dra. Simone Vieira Cerveira, a utilização desses dispositivos está diretamente ligada aos problemas de visão gerados nas pessoas.

“Hoje em dia, crianças com dois anos já têm tablets e brincam com os celulares dos pais. Celular foi feito para falar, não foi feito para jogar.

shutterstock_104450003

É difícil proibir e, muitas vezes, as crianças ficam irritadas. O uso do videogame na televisão é menos prejudicial à saúde ocular do que no celular, pois quanto mais perto, maior é o esforço visual e pior para a visão. Se os pais tiverem que fazer uma opção entre permitir o uso de jogos no tablet, em computador ou ainda na televisão, a preferência deve ser por esta última. O pior de todos é o tablet, pois, inconscientemente, se traz para perto do olho”, explica a doutora Simone.

 

uso-abusivo-do-dispositivo-pode-causar-problemas-de-visao

 

Já o Dr. Diogo Lucena, oftalmologista do Americas Medical City, alerta que o uso abusivo dessas tecnologias está diretamente relacionado aos casos de miopia, e usa como exemplo países como China e Japão, que reúnem muitos casos da doença e são os países mais adeptos de itens tecnológicos.

 

 

Para saber mais acesse o site: http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2015/06/14/especialistas-alertam-sobre-o-risco-do-uso-abusivo-de-celulares-e-tablets-para-a-visao/